Vários pacientes precisam colocar próteses no quadril por meio de uma cirurgia chamada de artroplastia do quadril. O objetivo da cirurgia é fazer com que o paciente não sinta dores, tenha a região recuperada, e possa voltar às atividades do dia a dia. Uma dúvida muito comum entre os paciente é se eles podem praticar atividades físicas após colocar prótese no quadril. E a resposta é: sim.
A questão é ressaltar quais atividades causam baixo impacto e alto impacto na região do quadril, ou seja, as que são recomendadas e permitidas, e as que não são. Dentre algumas das atividades de baixo impacto estão:
- Natação
- Dança
- Caminhada
- Hidroginástica
- Esteira
- Elíptico
Já aquelas consideradas de alta energia, que podem causar impacto na prótese são:
- Esportes de contato (como futebol e handebol)
- Artes marciais
- Basquete
- Tênis
- Exercícios aeróbicos muito intensos
- Corrida de rua
É importante que, antes de iniciar qualquer atividade física, o paciente converse com o médico ortopedista responsável pelo caso: ele irá analisar quais são os riscos e limitações de maneira individual.
Seguir a orientação do especialista faz com que o retorno para os exercícios sejam realizados de maneira segura e saudável. Assim o risco de fazer uma atividade inadequada que possa causar danos aos componentes da prótese se torna baixo.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 3667-6132