Artigos

A hidroginástica é um exercício aeróbico que é considerado leve, ou seja, causa pouco impacto em áreas importantes do corpo, como as articulações. Por isso mesmo a atividade é recomendada em muitos casos de limitações ortopédicas, como artrite, artrose, reumatismo, entre outras.

Os benefícios da hidroginástica para que tem problemas nas articulações envolvem a redução do agravamento dos sintomas, fazendo com que as dores que são muito comuns em doenças como artrose e artrite reumatoide, sejam menos frequentes e intensas. Isso porque a água quente (em torno de 30°C) proporciona efeito analgésico para músculos e articulações doloridas.

Outro ponto favorável dos exercícios na água, é que eles ajudam a manter a saúde dos ossos, prevenindo possíveis desgastes naturais do avanço da idade. Além disso, a hidroginástica ajuda na saúde dos músculos, tonificando-os, gerando resistência, e evitando os casos de hipertrofia muscular.

Pelos exercícios serem praticados na água quente, também há melhoria e manutenção da amplitude de movimento das articulações, bem como redução da tensão muscular e um maior relaxamento. A flutuação na água também ajuda a diminuir a compressão nas articulações doloridas.

Além de todos esses pontos, os exercícios também têm benefícios psicológicos, como: aumento do bem estar, do humor, e da autoestima; e diminuição da ansiedade, depressão e tensão.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta! 
(11) 3667-6132