Artigos

O piriforme é um músculo que se localiza no glúteo e a síndrome acontece quando o músculo piriforme está inflamado. Pela posição sentada por muito tempo e impactos da instabilidade do terreno onde se está pedalando, pode haver compressão e inflamação do nervo ciático. Este pode passar tanto por baixo do músculo piriforme, quanto por dentro dele: com isso há irritação no nervo ciático que, consequentemente, causa dor.

É possível que a dor também seja causada por um grande volume e intensidade de treino, além de intervalos curtos de recuperação, que geram estresse e fadiga do músculo.

Os sintomas envolvem dor profunda, formigamento e/ou dormência nas nádegas e na parte inferior da perna, o que pode piorar depois de permanecer sentado por um longo tempo, subir escadas, caminhar ou correr.

Para prevenir a dor nos glúteos após pedalar, recomenda-se, além de fazer exercícios de alongamento, aquecimento e fortalecimento para a região; treinar com a orientação de um profissional especialista no assunto. Fazer avaliação biomecânica para o correto posicionamento sobre a bicicleta (bike fit) também ajuda a evitar dores.

Caso você sinta dor nos glúteos após pedalar, consulte-se imediatamente com um médico ortopedista especialista em quadril para que ele possa fazer o diagnóstico correto e prosseguir com o melhor tipo de tratamento.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta! 

(11) 3667-6132