Artigos

Estatísticas revelam que menos de 10% da população realiza atividades físicas de forma adequada. A medicina esportiva é a modalidade médica que tem como principal característica auxiliar atletas a prevenir, acompanhar e realizar o tratamento das doenças que envolvam a prática de exercícios e esportes, e como essas práticas podem influenciar na qualidade de vida dos pacientes.

Durante uma consulta, o profissional especialista em medicina esportiva analisa o histórico do paciente, o estado atual – com exames físicos e laboratoriais – e, com base nessas informações, projeta aonde o paciente quer chegar e o caminho para alcançar esse objetivo.

O profissional atua sempre buscando prevenir lesões, assegurando o melhor tratamento e as melhores formas para reabilitação, se houver alguma lesão prévia. Nesse caso, ele poderá indicar atividades adaptadas, a fim de diminuir os riscos de surgimento de outras doenças.

O médico especialista pode atender tanto atletas de alto nível quanto os iniciantes na prática esportiva, porque antes de iniciar qualquer tipo de atividade, é preciso avaliar o desempenho corporal, medindo o esforço do coração, nível de circulação sanguínea, capacidade metabólica e respiração.

A medicina esportiva também atua na modalidade de anti-doping, na qual atletas são escolhidos de forma aleatória para detectar ou não a presença de alguma substância proibida no sangue.

Quem deve procurar médico especializado em medicina do esporte:

- Iniciantes em qualquer prática de exercícios;

- Fazer checkup;

- Orientação sobre prática esportiva e alimentação;

- Controle de carga de treinamento e impacto na saúde;

- Melhorar o desempenho esportivo.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta!