Artigos

 

O ortopedista especialista em quadril é o médico responsável por cuidar e analisar qualquer alteração que envolva a área do quadril (formada por três ossos: ísquio, púbis, e ílio) – que juntos formam a pelve, da qual fazem parte o osso sacro e o cóccix, além dos sete ligamentos que formam a articulação da região.
Algumas das doenças relacionadas ao quadril são adquiridas devido a alterações dos ossos ainda na infância (como, por exemplo, os casos de displasia). Outras doenças no quadril são desenvolvidas por processos inflamatórios no local, tais como a bursite e a artrite. Já em casos mais graves, nos quais há fraturas, o ortopedista especialista em quadril é essencial para diagnosticar qual o tratamento correto para o paciente.

O ortopedista especialista em quadril é o médico que irá auxiliar no processo de diagnóstico de qualquer possível alteração, ou lesão na região do quadril: ele identificará as causas, perguntando ao paciente quais são os sintomas; indicará os exames laboratoriais e físicos para o diagnóstico; e acompanhará o paciente nos tratamentos: sejam eles cirúrgicos, ou não cirúrgicos. A recuperação final pode envolver o uso de medicamentos, fisioterapia, ou até mesmo de atividades físicas moderadas.

Quando procurar um ortopedista especialista em quadril?

Ao perceber qualquer alteração na região do quadril, não hesite em marcar uma consulta com um ortopedista especialista em quadril. Dentre alguns sintomas gerais que envolvem quadros de alterações físicas na região do quadril estão a dor no local, o inchaço, e a dificuldade de realizar alguns movimentos simples como sentar e levantar de uma cadeira.

Doenças do Quadril

Algumas das principais doenças que envolvem o quadril, nas quais o paciente deve procurar a orientação de um ortopedista especialista em quadril, são:

Artrite no Quadril

A artrite no quadril é uma inflamação das articulações locais. O tipo mais comum é a artrite inflamatória, que é quando há alteração no sistema imunológico do paciente, associada a quadros inflamatórios envolvendo dor e inchaço na região.

Artrose de Quadril

A artrose, que também é conhecida como osteoartrite, é degeneração da cartilagem que protege os ossos. Com esse desgaste, o dano também se estende aos ligamentos e articulações causando dor, inchaço e dificuldade de movimento, que acaba ‘travando’ as articulações.

Fraturas por estresse do quadril

A fratura por estresse do quadril ocorre na cabeça do fêmur quando se gera um estresse no osso. Os movimentos repetitivos na região e o esgotamento muscular fazem com que a sobrecarga do corpo vá para o quadril, gerando uma possível fratura por estresse do quadril.

Fratura no Cóccix

A fratura no cóccix ocorre em casos de queda, ou de um impacto muito forte, capazes de causar algum tipo de lesão no local. No caso de fratura, o paciente sentirá muita dor na região, além de ter dificuldade de se movimentar.

Fratura da Pelve

A pelve, também chamada de bacia, é a região anatômica inferior ao tronco. Considerado um acidente grave, a fratura da pelve costuma ter consequências mais graves caso o paciente não seja orientado imediatamente, daí a importância de procurar um ortopedista especialista em quadril.

Luxação do Quadril

A luxação do quadril é um deslocamento dos ossos da articulação da bacia. As luxações do quadril acontecem em momentos de trauma no local como, por exemplo, em uma queda. Mas o quadro também pode ser congênito:quando a criança já nasce com a luxação ou acaba por adquiri-la (displasia).

Tendinite no Quadril

A tendinite no quadril é a inflamação nos tendões da região, capaz de causar quadros dor e inchaço. Mesmo que o quadril não seja o local do corpo mais acometido por este tipo de inflamação, um paciente pode vir a desenvolvê-lo após esforço e sobrecarga na região do quadril.

Bursite de Quadril

A bursite é a inflamação da bursa (também conhecida como bolsa sinovial), que fica entre o músculo e o tendão. A função da bursa é evitar um grande impacto entre tendões e ossos. Quando há um quadro de bursite, o paciente sente dor nas articulações e dificuldades para movimentar o local inflamado.

Lesão de Lábrum do Quadril

O lábrum acetabular é uma cartilagem que reveste o acetábulo, que tem como função proteger o quadril, absorvendo impactos, lubrificando as articulações e estabilizando esta parte do corpo. A lesão de lábrum gera derrame articular que, consequentemente, irá inflamar a região do quadril, causando dor e alterações na cartilagem local.

Travamento do Quadril

O travamento no quadril, que também pode indicar um impacto femoroacetabular do quadril (IFA), faz com que os ossos não se encaixem perfeitamente. Com o desgaste diário da cartilagem, a região do quadril vai sofrendo danos que precisam ser tratados o quanto antes para não se tornarem irreversíveis.

Orientação necessária

Ao sentir qualquer tipo de alteração no quadril, procure um ortopedista especialista em quadril. Caso sinta dor, lembre-se sempre de consultar o seu médico e evitar qualquer tipo de automedicação.