Artigos

Osteoartrose e osteonecrose são duas doenças que atingem o quadril, porém, apesar dos nomes parecidos, elas se diferenciam pela região afetada: enquanto uma atinge a cartilagem, a outra atinge diretamente o osso dos pacientes.

qual a diferenca entre osteoartrose e osteonecrose do quadril

A osteoartrose de quadril é caracterizada pela lesão degenerativa da cartilagem articular, neste caso, na região do quadril. Com o desgaste da cartilagem, os ossos começam a se friccionar um no outro, fazendo com que o paciente tenha como sintomas dor, edema e limitação de movimentos, sendo que em alguns casos a falta de mobilidade pode ser total.

O diagnóstico da osteoartrose costuma ser feito com ressonância magnética. Já o tratamento envolve o uso de medicamentos condroprotetores e anti-inflamatórios; repouso; fisioterapia; perda de peso (se necessário); e uso de bengalas e muletas (se necessário). Os casos mais graves precisam de intervenção cirúrgica feita por meio da artroplastia de quadril.

Já a osteonecrose de quadril é a morte de um segmento do tecido ósseo devido a uma falta de irrigação sanguínea. Neste caso a interrupção do fluxo sanguíneo acontece na cabeça femoral. Um paciente com osteonecrose do quadril tem como sintomas dor intensa e limitação de movimentos.

O diagnóstico da osteonecrose será feito, assim como no caso a osteoartrose, por meio de ressonância magnética. Já o tratamento da doença é conservador quando a doença é descoberta precocemente e a área afetada for pequena, sendo feito com uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores; fisioterapia; e uso de bengalas e muletas.

Quando há necessidade de cirurgia para a osteonecrose, ela pode ser feita de três maneiras:

  • Descompressão da cabeça femoral;
  • Osteotomia;
  • Artroplastias (próteses totais de quadril).

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta! 

(11) 3667-6132