Artigos

Muitos pacientes precisam realizar a artroplastia de quadril, cirurgia na qual uma prótese de quadril é colocada no lugar de superfícies articulares degeneradas. A intenção é fazer com que a biomecânica articular possa ser restabelecida, fazendo com que o operado possa ter melhora nos quadros de dor; ganho de mobilidade articular; e capacidade de andar sem limitações.

tipos de protese para o quadril

Dentre os tipos de prótese para o quadril estão:

- Prótese parcial

É a prótese que é utilizada para substituir apenas a cabeça do fêmur, sendo muito utilizada em fraturas do colo do fêmur.

- Prótese total

A prótese total é utilizada quando as cartilagens articulares já não têm mais como serem tratadas pelos métodos conservadores. Ela é indicada em processos degenerativos de articulação, como a artrose.

- Próteses cimentadas

São aquelas que são fixadas ao osso usando cimento acrílico: o cimento consegue penetrar na parte porosa do osso, fazendo com que a fixação do implante seja imediata.

- Próteses não cimentadas

Este tipo de prótese é, primeiramente, ajustado ao osso para que, só após esta etapa, a fixação seja feita. Neste caso o próprio organismo é responsável pela fixação, já que o osso cresce para dentro da superfície porosa da prótese (osteointegração).

- Próteses híbridas

São as que usam duas técnicas: um dos componentes é fixado usando cimento acrílico, e outro é fixado pelo processo natural do corpo.

Como citado acima, os tipos de fixação são: cimentação ou fixação biológica. A opção do tipo de fixação levará em conta fatores como idade, sexo, resistência física, qualidade dos ossos, nível de degeneração da região operada, entre outros.

Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato ou agende sua consulta! 
(11) 3667-6132